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Tipos de manifestação

por Debora Duque publicado 21/11/2018 18h41, última modificação 05/02/2019 17h56

Para falar com a ouvidoria, você deve fazer uma manifestação, que pode ser diferentes tipos: 


DENÚNCIA
Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia.

RECLAMAÇÃO
Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

SOLICITAÇÃO
Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.

SUGESTÃO
Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

ELOGIO
Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

SIMPLIFIQUE
Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique.