Começou o XVIII Congresso de Iniciação Científica do IFPE- Conic 2023

Evento vai até o dia 1º/09 nos polos Pesqueira e Ipojuca e retorna dia 14/09 no Polo Recife

Ocorreu na tarde da segunda-feira (28), a cerimônia de abertura da 18ª edição do Congresso de Iniciação Científica do IFPE – Conic 2023. Presidida pelo reitor José Carlos de Sá, a solenidade aconteceu no auditório do Campus Pesqueira e teve início com a apresentação cultural do cordelista e servidor do IFPE, Wagner Leal. Em seguida, subiram ao dispositivo de honra o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro, o diretor-geral do IFPE Pesqueira, Valdemir Mariano, o diretor de Pesquisa e coordenador do XVIII Conic, Flávio Albuquerque, e o gestor de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação do Campus, Bruno Oliveira.

A primeira fala do evento, de forma remota, foi da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que enviou um vídeo gravado especialmente para a abertura do XVIII Conic. A ministra saudou gestores e a comunidade do IFPE, ressaltou a volta dos investimentos em ciência e tecnologia e a revalorização dos Institutos Federais e prometeu estar presente no evento de aniversário dos 30 anos do Campus Pesqueira.

Também estiveram presentes o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral, a diretora-geral do Campus Caruaru, Elaine Rocha, e o diretor-geral do Campus Belo Jardim, Marcos Antonio Germano, acompanhados das respectivas comitivas. A diretora do Campus Afogados da Ingazeira não pode comparecer, mas justificou a ausência e foi representada por comitiva do seu Campus.

Após as falas dos integrantes da mesa de honra, dentre as quais se destacaram a presença e a participação dos/as discentes e o esforço de toda a comunidade acadêmica na organização do evento, o reitor José Carlos de Sá enalteceu a presença massiva dos/as estudantes que lotaram o auditório. A solenidade foi concluída com a palestra de abertura proferida pelo pró-reitor Mário Monteiro intitulada: O Papel da Iniciação Científica na Perspectiva da Formação Integral.

PROGRAMAÇÃO

A programação do XVIII Conic segue nos Polos Pesqueira e Ipojuca até o dia 1º/09, com apresentações de trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica do ciclo 2022/2023 produzidos por estudantes dos campi das regiões Agreste e Mata Sul, respectivamente.

Os trabalhos apresentados estarão divididos entre as sessões temáticas de Ciências Humanas, Desenvolvimento de Tecnologias, Engenharias, Meio Ambiente e Engenharia Civil, Física e Matemática, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Enfermagem.

Haverá também uma Sessão Temática Especial, na noite da quarta (30), no auditório do Campus, com trabalhos do Seminário de Libras e as atividades do Clube de Matemática, do Clube de Astronomia, do Clube de Robótica e do Projeto Oficinas 4.0, todas iniciativas do Campus Pesqueira do IFPE.

Após o dia 1º, o evento terá um intervalo e retorna novamente entre os dias 11 e 15/09, com as programações do Polo Recife, além da programação remota voltada aos bolsistas do CNPq e Facepe.

>>> Acesse AQUI a programação do Polo Pesqueira do XVIII Conic