IFPE participa de II Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal

No encontro, foram avaliados os projetos inscritos pelas instituições da Rede Federal com vistas à participação na COP30.

No dia, 4 de junho, em Belém (PA), aconteceu o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e com o apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA), tendo como meta a troca de experiências sobre as ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de debater a participação da Rede Federal na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.

O encontro contou com a participação da Pró-Reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IFPE, Juliana Souza de Andrade, e a Chefe do Departamento de Relações Internacionais da instituição, Carol Bello. Ambas integram, respectivamente, o GT de compras sustentáveis e o GT de Educação.

Durante o encontro, foi lançado o e-book Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciativa da Setec/MEC. O material foi escrito de forma colaborativa com as instituições presentes, focalizando os seguintes temas: Gestão e Governança Ambiental; Economia Circular e Gestão de Resíduos Sólidos; Energias Renováveis; Biomas; Sociedade e Qualidade de Vida; e Práticas Sustentáveis de Ensino, Pesquisa e Extensão.

No encontro, ainda foram avaliados os projetos inscritos pelas instituições da Rede Federal na chamada pública sobre sustentabilidade promovida pela Setec/MEC em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com vistas à participação na COP30. Também ocorreram visitas técnicas em comunidades locais produtoras de açaí e chocolate.