IFPE Vitória seleciona estudantes para Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva

Edital foi lançado nesta quinta-feira (1º) e inscrições começam dia 7 de agosto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) – Campus Vitória de Santo Antão lançou o edital de seleção de estudantes para o curso de Segunda Licenciatura em Educação Inclusiva Especial, nesta quinta-feira (1º). O curso é voltado para professores da Educação Básica e servidores públicos que atuem na área de educação especial e possuam licenciatura em outra área.

A Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva faz parte Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR Equidade. São ofertadas 40 vagas, sendo 50% reservadas para professores e professoras que atuem na rede pública, e 5% para Pessoas com Deficiência (PCD).

As inscrições podem ser realizadas no período de 7 a 20 de agosto, através do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/sqgABRb3qTREt47SA. No momento da inscrição, os candidatos e as candidatas também precisarão enviar a documentação exigida no edital, em formato PDF. O cronograma completo da seleção pode ser consultado no edital.

Como será feita a seleção
A seleção dos candidatos e das candidatas será realizada por meio de análise do currículo, observando as pontuações obtidas de acordo com a Tabela de Análise de Currículo que consta no edital. O resultado preliminar de classificação será publicado no dia 30 de agosto, e os candidatos(as) poderão apresentar recursos no dia 2 de setembro. O resultado final da seleção está previsto para o dia seguinte (3).

Bolsas de estudo
Estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados em cursos do PARFOR EQUIDADE, receberão bolsa de estudos. A cota mensal recebida é no valor de R$ 700,00, pagas pela CAPES diretamente ao beneficiário, durante toda a vigência do curso.

Como o curso será ofertado
O curso de Segunda Graduação em Educação Especial Inclusiva oferecido pelo IFPE Campus Vitória de Santo Antão é presencial e está organizado em três semestres letivos. O prazo mínimo para conclusão do curso é de 1 ano e meio, e carga horária total é de 890 horas.

As semanas letivas terão 20 horas de duração, sendo divididas em 4 aulas por turno. As aulas começam às 18h15 e terminam às 22h15, no Campus Vitória de Santo Antão do IFPE, localizado na Propriedade Terra Preta s/nº, Zona Rural.

O calendário acadêmico está disponível no edital, e mais informações sobre o curso podem ser encontradas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no link abaixo.