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Docentes do IFPE chegam ao Timor Leste para projeto de formação de professores

As atividades serão realizadas entre 5 de agosto e 15 de dezembro de 2024.


Um grupo de doze docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desembarcou em Díli, capital de Timor-Leste, para atuar no programa de formação de 133 professores do ensino secundário/técnico vocacional do país asiático. Eles atuarão nos eixos de Contabilidade, Comércio, Secretariado, Tecnologia da Informação, Produção Agrária e Construção Civil. As atividades serão realizadas entre 5 de agosto e 15 de dezembro de 2024.

Os professores foram selecionados por meio de um edital organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover a cooperação e o desenvolvimento social e econômico, contribuindo para o intercâmbio acadêmico, pedagógico e científico entre os dois países.

Além do IFPE, também estão presentes docentes dos Institutos Federais do Amazonas (Ifam), de Rondônia (IFRO), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Paraná (IFPR), de São Paulo (IFSP), do Triângulo Mineiro (IFTM) e Fluminense (IFF).  “A cooperação Sul-Sul, eixo estratégico para o Conif, é crucial para promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas inovadoras, fortalecendo a capacidade dos países de enfrentar desafios comuns.” afirma Elias Monteiro, presidente do Conif.

No decorrer dos próximos meses, eles deverão ministrar aulas de acordo com as demandas apresentadas pelo parceiro timorense e ajustar, adaptar e complementar, quando necessário, o material didático. O grupo será alocado em quatro cidades: Baucau, Covalima, Ermera, além da capital Díli.

De acordo com dados da Agência Brasileira de Cooperação, o Brasil e Timor-Leste mantêm iniciativas de cooperação há quase 20 anos.

“É positivo que tenha sido possível, com o esforço da Setec e dos Institutos Federais, retomar a cooperação educacional brasileira com Timor-Leste”, pontua Francisco de Souza, assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, que ressalta ainda que “há benefícios mútuos na missão, já que os servidores não vão somente com a perspectiva de ensinar ou transmitir, mas, também, de aprender”.

Os ministérios da Educação do Brasil e do Timor-Leste assinaram na segunda-feira (5/8) um Memorando de Entendimento relativo ao Programa de Cooperação Educacional.

Boas-vindas

Na quinta-feira (1º/8), a delegação brasileira foi recepcionada por representantes do governo timorense em uma solenidade que contou com convidados como a Ministra da Educação, Dulce de Jesus; o Presidente da Autoridade do Município de Díli, Gregório Saldanha; a ministra-conselheira Rita de Cássia Lott Marques, encarregada de Negócios da Embaixada do Brasil em Díli; a Embaixadora de Portugal, Manuela Bairos; e o Embaixador de Angola, Doutor José Andrade.

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente do Infordepe, Domingos Martins, ressaltou que o projeto-piloto é crucial para o fortalecimento das habilidades técnicas dos timorenses e, consequentemente, para a qualidade do ensino que oferecemos no país.

“A importância deste projeto vai muito além da formação dos nossos professores nas escolas, uma vez que ambiciona, também, preparar os nossos jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, proporcionando-lhes as competências técnicas e profissionais necessárias para contribuir de forma significativa para o célere ritmo de desenvolvimento e progresso socioeconômico de Timor-Leste, garantindo, igualmente, que se encontram alinhadas com as melhores práticas internacionais”, afirmou Domingos.

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