IFPE divulga programação da aula magna da Escola da Terra 2024

Evento será realizado nos dias 23 e 24 de agosto em Caruaru.

Nos próximo dias 23 e 24 de agosto, o IFPE promoverá o primeiro encontro da Escola da Terra 2024. O evento será realizado no Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru, no agreste pernambucano, e contará com uma programação diversificada.

No primeiro dia, a partir das 9h, haverá um momento formativo sobre “Educação do Campo e Trabalho” com a professora Celia Vendramini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) dialogando com a docente Caroline Bahniuk da Universidade de Brasília (UNB).

No período da tarde, a professora Clarice Santos, também da Universidade de Brasília (UNB) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), palestrará sobre a história da educação do campo no Brasil e sua situação atual. Na ocasião, ainda haverá  apresentação da equipe responsável pelo curso e o cronograma das aulas.

Já no sábado (24), a programação será totalmente dedicada a oficinas de produção textual. No final,  serão entregues os certificados para quem concluiu o curso anterior, iniciado em 2023.

“Será um momento de partilhar experiências, conhecer os novos colegas e professores e aprender com as entidades representativas dos povos das águas, campos, mares e florestas”, conta o Coordenador Geral da Escola da Terra do IFPE, André Gonçalves. Ele ainda explica que “toda essa movimentação somente é possível por ser construída conjuntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE)”.

A Escola da Terra é um programa de formação destinado a professores/as de escolas do campo, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Em Pernambuco o IFPE oferta os cursos para docentes da Zona da Mata, Grande Recife e Sertão do Pajeú, em diálogo permanente com as secretarias municipais de educação e com a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE-PE) através da Gerência de Políticas Educacionais do Campo (GEPEC).