Aberta consulta pública sobre a Política de Segurança Institucional do IFPE

Comunidade interna e externa pode contribuir com sugestões até o dia 23 de outubro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu, nesta quinta-feira (03), a consulta pública voltada para a Política de Segurança Institucional (PSI) do IFPE. A elaboração desse documento teve início em meados do ano de 2021, e contou com a participação de diversos setores da Reitoria e dos campi do Instituto. Agora nessa fase do processo, a Política estará aberta para receber contribuições tanto da comunidade interna como externa.

A Segurança Institucional em escolas refere-se às medidas e práticas adotadas para garantir um ambiente seguro e protegido para estudantes, professores/as, funcionários/as e visitantes dentro do ambiente escolar, considerando ser este um espaço plural, devido à peculiaridade de sua característica educacional e formativa. Essa área da segurança aborda uma série de preocupações específicas e desafios, visando prevenir incidentes como atos de violência, intrusões e acessos não autorizados, bullying, abusos, entre outros que possam vir a ocorrer no espaço escolar.

Dessa forma, a Política de Segurança Institucional do IFPE objetiva definir e disciplinar os princípios gerais, obrigações e diretrizes norteadores no intuito de integrar as políticas, normas, regulamentos, procedimentos, protocolos, ações de planejamento e execução de medidas de segurança no âmbito do IFPE, visando garantir a tranquilidade, o bom andamento das atividades e o alcance de seus objetivos institucionais.

De acordo com Michael França, integrante do Setor de Segurança Institucional (SSI) do IFPE, o objetivo principal da iniciativa é estabelecer um ambiente seguro e acolhedor para todos os membros da comunidade acadêmica por meio, inclusive, de análise de cenários prováveis que possam atingir a instituição, promovendo um diálogo aberto e direto como base fundamental. “É crucial que as iniciativas de segurança sejam desenvolvidas de forma colaborativa, não apenas como imposição, mas sim compreendidas e adotadas por todos, para fortalecer uma cultura contínua de segurança”, reforça o servidor.

A consulta está aberta a toda comunidade interna e externa, e os/as interessados/as devem enviar suas sugestões para o e-mail cgsi@reitoria.ifpe.edu.br até o dia 23 de outubro. O IFPE recomenda que os/as participantes também forneçam informações demográficas, como idade, escolaridade e ocupação, pois isso permitirá uma compreensão mais adequada do perfil do público que se manifestou, possibilitando ajustes e melhorias com base nas observações e sugestões recebidas.

Para ter acesso ao documento, clique aqui.