Pronasci Juventude
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que busca reduzir os índices de violência letal contra adolescentes e jovens de 15 a 24 anos de idade em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada e especialmente associada aos mercados ilegais de drogas.
No âmbito do estado de Pernambuco, o programa está sendo implementado pelo IFPE em dois municípios: Recife e Cabo de Santo Agostinho. O objetivo do projeto é atender 500 jovens em situação de extrema vulnerabilidade, oferecendo ações voltadas à proteção social, elevação da escolaridade e a formação profissionalizante, alinhando-se aos princípios de desenvolvimento humano sustentável.
O Pronasci Juventude propõe uma abordagem integrada, multidisciplinar e voltada para o enfrentamento das condições estruturais que perpetuam a violência e o uso de drogas entre jovens. As ações programáticas do projeto estão embasadas em três eixos fundamentais:
1. Proteção social e acompanhamento psicossocial: O suporte psicossocial aos/às jovens e suas famílias é crucial para a construção de redes de apoio que promovam a resiliência e o enfrentamento das condições adversas às quais estão expostos. O acompanhamento contínuo visa proporcionar o suporte emocional necessário para mitigar os danos psicológicos decorrentes do envolvimento com drogas e violência, fomentando um ambiente mais seguro e favorável ao desenvolvimento pessoal e social.
2. Elevação da escolaridade: A inclusão educacional dos/as jovens, por meio de iniciativas que incentivem a continuidade dos estudos e a conclusão do ensino formal, é um pilar central para a transformação de suas realidades. A evasão escolar, que é um dos fatores correlacionados com o aumento da vulnerabilidade sociorracial, será enfrentada com ações específicas que visam a reinserção e a permanência dos jovens na educação formal, ampliando suas oportunidades de futuro e reduzindo a exposição à criminalidade.
3. Formação profissionalizante: A qualificação técnica e profissional é um dos mecanismos mais eficazes para a inserção social e econômica de jovens em situação de risco. A oferta de cursos voltados ao desenvolvimento de competências técnicas adequadas às demandas do mercado de trabalho será fundamental para proporcionar alternativas concretas de emprego e renda, distanciando esses jovens de trajetórias ligadas à criminalidade e ao tráfico de drogas.
A parceria com o IFPE é particularmente estratégica, dada a expertise da instituição na execução de projetos de extensão com forte impacto social, bem como sua capacidade de implementação de programas de qualificação profissional em larga escala.
Equipe de Coordenação Sistêmica
- Coordenadora Geral | Cintia Valéria Batista Pereira
- Coordenadora Adjunta de Monitoramento | Márcia Girlene e Silva
- Coordenador Adjunto de Monitoramento* | Fernando Nicácio da Cunha Filho (de janeiro a abril de 2025)
- Coordenadora Adjunta de Monitoramento | Amanda Cibele da Silva Oliveira
- Coordenador Adjunto de Gestão Pública | Wagner Felipe Galindo Valentim
- Coordenadora Adjunta de Comunicação* | Rafaela de Melo Vasconcellos (de janeiro a julho de 2025)
- Coordenador Adjunto de Comunicação | Gil Aciolly Dantas Jacinto (a partir de agosto de 2025).
- Coordenadora Adjunta de Assessoramento | Rossana Carla Rameh de Albuquerque
- Coordenador Adjunto Local – Cabo de Santo Agostinho | Daniel de Cerqueira Lima e Penalva Santos
- Coordenadora Adjunta Local – Recife | Virginia Celia Pessoa de Freitas
- Apoio Pedagógico Sistêmico | Andréa Germano da Silva Santos
- Suporte Operacional Estratégico | Maria Helena Ramos Silva
CONTATO
pronasci.pe@reitoria.ifpe.edu.br
ACESSE AQUI NOTÍCIAS SOBRE O PRONASCI JUVENTUDE PERNAMBUCO
EDITAIS
- Edital REI/IFPE nº 30/2025-GR – Seleção interna de servidores/as do IFPE para atuação como bolsistas de Apoio Administrativo no Pronasci Juventude PE | Lista de inscritos/as | Lista de Inscrições homologadas | Resultado Parcial | Resultado Final | Homologação – Resultado Final