Início do conteúdo

IFPE marca presença na Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta

Pesquisa sobre a vinculação da produção científica do MPGA aos ODS da Agenda 2030 foi apresentada pela representante do Repositório Institucional do IFPE


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) marcou presença durante a 16ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), realizada em Goiás, entre os dias 08 e 12/09. O estudo desenvolvido na instituição,  intitulado “Mapeamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Repositórios Institucionais: o caso do programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão Ambiental do IFPE”, foi apresentado no evento pela gestora do Repositório Institucional da instituição (RI), a bibliotecária Amanda Tavares.

Fruto de boas práticas do RI IFPE no âmbito da Ciência Aberta, a pesquisa destaca como a produção científica do programa de pós-graduação pode ser sistematicamente vinculada aos ODS da Agenda 2030, por meio de uma curadoria estratégica dos metadados no Repositório Institucional. A ação permite identificar de forma clara quais objetivos estão sendo contemplados nas pesquisas do programa e em que medida, trazendo indicadores que apoiam a gestão acadêmica e institucional.

Além de contribuir para a transparência e visibilidade da produção científica do IFPE, o mapeamento representa um passo importante na avaliação de impacto das ações de ensino e pesquisa frente aos compromissos globais de desenvolvimento sustentável.

Participação na ConfOA — A ConfOA é referência na discussão sobre Ciência Aberta, repositórios e políticas de acesso à informação científica e a participação do IFPE nesse encontro atesta seu papel institucional como protagonista na adoção de práticas alinhadas à sustentabilidade e à inovação na gestão da informação.

“Mapear os ODS é mais do que uma exigência atual, é uma estratégia para alinhar a produção acadêmica aos grandes desafios da sociedade e direcionar políticas de pesquisa baseadas em evidências concretas”, enfatizou Amanda Tavares.

A experiência exitosa apresentada na conferência servirá de referência para outras coleções do RI IFPE e instituições que desejam integrar os princípios da Agenda 2030 às suas práticas acadêmicas e científicas, consolidando o papel dos repositórios institucionais como ferramentas-chave nesse processo.

>> Confira o banner da pesquisa

Fim do conteúdo