Início do conteúdo

Concurso do IFPE transcorre com tranquilidade e registra 36,35% de abstenção

Prova objetiva reuniu mais de 10 mil candidatos neste domingo (19); gabarito e caderno de provas serão divulgados às 17h no site da Funcern


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou, na manhã deste domingo (19), a prova objetiva do concurso público para docentes da instituição. O certame, que oferta 100 vagas em diversas áreas do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), contou com 16.251 inscritos, dos quais 5.907 não compareceram, registrando um índice de abstenção de 36,35%.

As provas foram aplicadas em 30 prédios distribuídos entre Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes, sob responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O processo transcorreu dentro da normalidade, sem registro de incidentes.

De acordo com o presidente da comissão do concurso, Daniel Assunção, a aplicação ocorreu de forma tranquila e segura, com o apoio de fiscais, seguranças, técnicos de enfermagem e coordenação local identificada. “Nosso principal conselho foi que os candidatos levassem apenas o essencial e chegassem com antecedência. A prova transcorreu de forma organizada e sem intercorrências”, avaliou.

Inclusão e acessibilidade

Entre os participantes, 336 candidatos receberam atendimento especial, incluindo pessoas com deficiência e lactantes. Uma das candidatas, Rafaela Cristine Tenório, prestou o exame em uma sala reservada por estar em período de amamentação. Enquanto ela fazia a prova, o marido, Denilson Macedo, aguardava na sala de acompanhantes com a filha do casal, a pequena Malú, de apenas dois meses e meio.

“Ela é o amuleto da família, vai dar certo. Ela vai dar boa sorte para a mãe”, disse Denilson, com a bebê no colo. “Ela está fazendo a prova na área de Enfermagem. É um momento importante pra gente, e estamos torcendo muito.”

Candidatos destacam organização e importância da seleção

Para muitos candidatos, o concurso representa a concretização de um sonho profissional. O técnico agrícola Alisson Rocha, servidor do IFPE Campus Vitória de Santo Antão, prestou a prova para o cargo de professor na área de Agronomia. “Eu acho que as notas vão ser altas. A prova estava acessível. Me preparei bastante e quero continuar contribuindo com o IFPE, agora como docente”, afirmou.

Também concorrendo na área de Agroecologia, Leandro Moreira ressaltou o desejo de seguir carreira acadêmica: “Gostei bastante da prova. Desde a graduação venho trilhando esse caminho, com mestrado e doutorado, e agora busco ingressar na docência no IFPE.”

Já Emília Tatiana Ferreira do Nascimento, candidata à área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – novidade neste concurso –, comemorou a oportunidade inédita no IFPE. “A prova foi difícil, mas me preparei bastante. Quero ser professora de um IF e abrir novas perspectivas como pedagoga. Já participei de concursos em outros estados e fico feliz em ver o IFPE valorizando essa área.”

“Um dia festivo para o IFPE”, destaca o reitor

O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, acompanhou a aplicação das provas em diferentes locais e destacou a normalidade do processo. “Estivemos em vários locais de prova e encontramos tudo funcionando dentro da normalidade. É um dia importante, diria até festivo, pois estamos há nove anos sem realização de concurso para docentes”, afirmou.

Ele destacou que a chegada dos novos professores será essencial para fortalecer a atuação do IFPE em todo o estado. “Representa um acréscimo fundamental de força de trabalho. Temos vagas a serem preenchidas em todos os campi da expansão, e isso vai garantir mais estabilidade e continuidade às nossas atividades acadêmicas.”

O reitor também deixou uma mensagem aos participantes: “Os aprovados serão muito bem-vindos ao IFPE, uma instituição muito especial, comprometida com uma causa essencial à sociedade: a educação.”

Próximas etapas

A prova objetiva marca a primeira fase do concurso, que ainda inclui avaliação prática didático-pedagógica, a ser realizada entre 3 e 17 de dezembro, e prova de títulos, de 2 a 5 de dezembro. O resultado final está previsto para 29 de dezembro de 2025.

Os candidatos poderão consultar o gabarito e o caderno de provas a partir das 17h deste domingo (19), no site da Funcern: https://funcern.br/concursos/ifpe-docente-2025.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: concursodocenteifpe2025@funcern.br.

Fim do conteúdo