Início do conteúdo

IFPE lança programa de gerenciamento consciente voltado para gestores/as

Iniciativa visa favorecer o desenvolvimento de competências relacionais, comunicacionais e emocionais do corpo gestor


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio do Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde (DDS), acaba de lançar o LIDERA+: Programa de Gerenciamento Consciente, que tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências relacionais, comunicacionais e emocionais dos gestores do IFPE, promovendo maior consciência sobre o papel da liderança e sua relação com as equipes de trabalho.

De acordo com Willyane Freire, chefe do DDS, a iniciativa surgiu com a perspectiva de que cuidar dos/as gestores/as e de sua faceta humana é também cuidar das equipes e, por sua vez, do IFPE, de modo que haja um processo de autoreflexão e desenvolvimento para lidar com a gestão da diversidade humana e com os desafios e potencialidades inerentes às relações interpessoais. “Gerenciar pessoas de forma qualificada é um grande desafio para os gestores, por isso, uma das prioridades do DDS vem sendo promover o aprimoramento e o contínuo desenvolvimento gerencial para, por meio de cursos e programas de desenvolvimento, fortalecer a capacidade cognitiva e socioemocional desse corpo gerencial, buscando a promoção de um ciclo de cuidado”, destacou.

Willyane explica que, na etapa inicial de implementação, o programa será destinado a ocupantes de cargos de direção, mas posteriormente será ofertado a todo corpo gestor do instituto. Já com relação à metodologia, o programa será desenvolvido em dois a três encontros individuais com cada gestor, previamente agendados, com duração média de 45 minutos a 1 hora. A definição do número de encontros considera o ritmo de cada processo, de modo a assegurar um espaço adequado para diagnóstico, reflexão e planejamento. Os encontros poderão ocorrer presencialmente ou por videoconferência. Após a conclusão dessa etapa inicial, será realizado um encontro de acompanhamento aproximadamente quatro meses depois, com o objetivo de avaliar as mudanças implementadas, identificar avanços, dificuldades e necessidades de continuidade no desenvolvimento das práticas de liderança.

Para psicóloga Taciana Pimentel, integrante do DDS, a implementação desse programa tem uma importância estratégica para o IFPE e faz parte do compromisso da instituição de promover ambientes saudáveis para suas equipes. Ela diz ainda que, a partir de 2026, o DDS vai passar a priorizar o tema dos riscos psicossociais, que vem ganhando destaque nacional com a atualização da NR-1, que orienta instituições públicas e privadas a desenvolverem ações voltadas à prevenção desses riscos. “Nesse contexto, o programa visa atuar de forma preventiva e oferecer suporte para que os gestores possam conduzir suas equipes com mais segurança e equilíbrio, fortalecendo sua capacidade de liderança e promovendo práticas de gestão que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho”, esclarece a servidora.

Agora em dezembro, estão sendo disponibilizadas 10 vagas. Os/as interessados poderão se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível aqui.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

Dúvidas ou mais informações pelo e-mail: dds@reitoria.ifpe.edu.br

Fim do conteúdo