Notícias
Aula Magna marcou início das atividades da turma 2026 do Mestrado Profissional em Enfermagem do IFPE
Solenidade foi presidida pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Gabriela Falcão
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25/02, no auditório do Campus Pesqueira, a Aula Magna do curso de Mestrado Profissional em Enfermagem, turma 2026. Neste ano, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/IFPE) celebra um marco histórico ao receber duas turmas, a dos mestrandos regulares e a dos mestrandos vinculados ao Acordo de Cooperação Técnica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES e o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN.
A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) do IFPE, Gabriela Falcão, que no ato representou o reitor José Carlos de Sá, e completaram o dispositivo de honra a diretora-geral do IFPE Pesqueira, Fabiana Júlia, o diretor de Pesquisa da (Propesq), Flávio de Sá Neto, e o gestor do Departamento de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFPE Pesqueira, Nelson Galindo. O cerimonial foi conduzido pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Guilherme Guarino.
Inicialmente, foram apresentados/as os/as integrantes da turma, que conta com o total de 28 mestrandos/as, sendo enumerados cada um dos diversos municípios de Pernambuco e de outros estados, de onde advêm cada um/a dos/as mestrandos/as da nova turma, seguindo a via da interiorização da pós-graduação como forma de diminuir das desigualdades de acesso para profissionais de saúde que atuam distante dos grandes centros urbanos e contribuindo para o desenvolvimento dessas cidades na área da assistência à saúde de suas populações.
A diretora-geral Fabiana Júlia lembrou os caminhos percorridos desde a primeira turma do mestrado, que trata-se de um marco nas formações na área de saúde no âmbito da Rede Federal, e destacou, dentre outros aspectos, que o Mestrado Profissional em Enfermagem conta com total apoio da Propesq e é ofertado pelo Campus Pesqueira, mas conta ainda com docentes dos campi Abreu e Lima e Belo Jardim, se consolidando como uma iniciativa institucional do IFPE como um todo.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Gabriela Falcão, saudou o dispositivo de honra, felicitou mestrandos e mestrandas, fez uma analogia com um poema de autoria do poeta pernambucano Miró da Muribeca, que simboliza a dinâmica do pensamento e da ação na janela da vida.
Após os discursos de abertura, teve início a Aula Magna intitulada: “Caminhos para a inovação e compromisso social da Pós-Graduação em Enfermagem”, ministrada pela professora Dra. Ryanne Carolynne Marques Gomes Mendes, que é mestre e doutora em Enfermagem, além de docente da graduação e da pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e ganhadora do Prêmio CAPES de Tese na área de Enfermagem, em 2024. Ryanne também concluiu o seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do IFPE
A professora Rayanne enfatizou a importância da pesquisa em enfermagem e saúde e lembrou aos/às agora mestrandos/as que de agora em diante passasse da fase de leitor para a fase de autor, o que amplia o campo de atuação desses profissionais para a produção de conhecimento, que de acordo com ela deve estar alinhada com os benefícios para a sociedade.
O Mestrado Profissional em Enfermagem do IFPE Pesqueira foi o primeiro a ser implementado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.