Notícias
IFPE e UFSCar firmam parceria para oferta de Doutorado em Educação Especial
Formação será voltada para servidores e servidoras do IFPE
Como parte da programação do XXI Congresso de Iniciação Científica (Conic) e da II Mostra de Pós-Graduação do IFPE, foi realizado na manhã desta quinta-feira (17), o lançamento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação Especial, parceria firmada entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para a oferta de mais um curso de formação em pós-graduação voltado para servidores e servidoras da instituição.
O ato oficial, que aconteceu no auditório de Mecânica do Campus Recife, contou com a presença do reitor José Carlos de Sá; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gabriela Falcão; da diretora do Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas (DDS/DGPE), Willyane Freire, demais gestores da Reitoria, diretores-gerais dos campi e servidores. A professora Gerusa Lourenço, que atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PGEES) representou a UFSCar no evento, ministrando a palestra “IFPE e UFSCar: Potência para a formação e produção de conhecimento em Educação Especial”.
De acordo com a pró-reitora Gabriela Falcão, esse lançamento prévio é o momento de deixar servidores e servidoras da instituição cientes de mais uma oportunidade de formação para que, no começo do próximo ano, quando o edital for de fato lançado, as pessoas já estejam preparadas para participar da seleção. Ainda, segundo a gestora, a instituição aposta nessa iniciativa para ter em seu quadro de pessoal mais servidores comprometidos com a pesquisa acadêmica e que possam ser referência na área de Educação Especial.
Para o reitor, a proposta dialoga com uma temática presente em nossa prática cotidiana, que é a perspectiva da inclusão. José Carlos também ressaltou a atuação da Diretoria de Gestão de Pessoas nesse processo, que mesmo com tantas limitações de pessoal, vem trabalhando continuamente para valorizar os profissionais da instituição, não investindo apenas em carreiras, mas sobreutdo em pessoas.
Em sua apresentação, a professora Gerusa destacou que é preciso garantir caminhos para a Educação Especial e estruturar serviços ancorados nessa perspectiva de educação inclusiva. Formada em terapia ocupacional, a docente encontrou da Educação Especial a base para sua formação acadêmica, tendo feito mestrado e doutorado nesse mesmo programa no qual atua hoje como coordenadora e docente. Para ela, o papel da educação inclusiva é o compromisso com a educação de todas as pessoas e por isso, a inclusão efetiva exige recursos humanos, formação e investimentos.

Sobre a proposta do Dinter
A coordenadora do programa explicou que a ideia da parceria entre o IFPE e a UFSCar surgiu por meio do edital nº 14/2025 da Capes, que regulamentou uma seleção de projetos de cooperação entre instituições para a qualificação de profissionais de nível superior. Ainda segundo Gerusa, quando há a oferta de um doutorado, a instituição melhora não apenas a qualidade do Ensino, mas também a qualidade da Pesquisa, visto que pensar em doutorado é pensar em pesquisadores, já que esse tipo de programa habilita seus integrantes a serem pesquisadores e também produtores de conhecimento.
A submissão se baseou na oferta de capacitação para servidores do IFPE, com objetivo de qualificar e desenvolver competências nas atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão, além da consolidar e fortalecer os Núcleos de Apoio às Pessoas com Deficiência (Napne’s) presentes na instituição, bem como prestações de serviços e a criação e consolidação de grupos de pesquisa sob diretrizes institucionais do Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI).
A proposta formativa do Dinter será composta de créditos didáticos com disciplinas nas áreas de concentração de modo condensado no IFPE e de disciplinas obrigatórias e demais créditos em um semestre letivo na instituição promotora, ou seja, cerca de quatro meses na UFSCar, além das etapas de orientações, qualificação e defesa.


Edital de seleção
O edital de seleção está previsto para ser lançado em fevereiro de 2027, com período de inscrições planejado para 17/02 a 17/04/2027. A seleção será composta por duas fases eliminatórias. A primeira fase será a de avaliação do projeto de pesquisa, que será requisito para a inscrição, e a segunda fase será a banca de defesa oral dos projetos habilitados, a ser realizada de forma remota. A etapa da defesa está prevista para acontecer no mês de junho, a divulgação do resultado final da seleção em 12 de julho e o início das aulas previsto para agosto de 2027.
O programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PGEES) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada no interior de São Paulo, tem quase 50 anos de existência, tendo sido criado em 1977, e é único programa acadêmico em Educação Especial do país, tendo obtido conceito de excelência 7 da Capes. Com apenas 26 docentes, o programa já habilitou 755 mestres e 288 doutores (números de dezembro de 2024).
As linhas de pesquisa do programa são:
Linha 1 – Aprendizagem e cognição de indivíduos com necessidades especiais de ensino
Linha 2 – Implementação e avaliação de programas alternativos de ensino especial
Linha 3 – Produção científica e formação de recursos humanos em Educação Especial
O PGEES tem como missão formar docentes, pesquisadores e profissionais com excelência acadêmica e científica para produção e disseminação de conhecimento em Educação Especial, na perspectiva da acessibilidade, diversidade, equidade e alteridade para a promoção do desenvolvimento científico e inovação tecnológica, visando a melhoria da qualidade da educação no país.
Mais informações sobre o programa, acessar o site: https://www.ppgees.ufscar.br/pt-br