IFPE lança edital do Sisu 2024 para os campi Igarassu, Pesqueira e Recife

Foram disponibilizadas 581 vagas para 15 cursos, com ingresso no 2º semestre letivo de 2024; inscrições de 22 a 25 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, na última quinta-feira (18), o edital do processo seletivo mediante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos superiores presenciais nos campi Igarassu, Pesqueira e Recife. Foram disponibilizadas 581 vagas para 15 cursos nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnológico para os três municípios, com ingresso no 2º semestre letivo de 2024.

O Campus Recife ficou com 305 vagas, distribuídas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo (matutino e noturno) e Radiologia. No Campus Igarassu, por sua vez, recebeu 116 vagas para Administração, Gestão de Qualidade e Sistemas para Internet, enquanto em Pesqueira os cursos de Enfermagem, Engenharia Elétrica, Física e Matemática terão 160 vagas.

As inscrições para participar do Sisu são gratuitas e devem ser feitas apenas pela internet, por meio do site acessounico.mec.gov.br/sisu, no período de 22 a 25 de janeiro. A seleção será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Ao acessar o site do Sisu, o/a candidato/a deverá acionar a opção “Fazer inscrição”, para ser redirecionado/a para a página de login do sistema de inscrição do Sisu, na qual deverá efetuar seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br ou inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, caso já tenha uma conta gov.br.

O/A candidato/a poderá se inscrever em até 2 (duas) opções de vaga.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

Cotas

O IFPE reserva o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, observadas as seguintes condições:

a) 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservadas para os estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo per capita; e
b) proporção no total de vagas no mínimo igual à da soma de pretos, pardos e indígenas, quilombolas e de pessoas com deficiência na população da unidade da federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reservada, por curso e turno, aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência, nos termos da legislação, conforme os percentuais mínimos de:
— 66,49% (sessenta e seis vírgula quarenta e nove por cento) para os candidatos que, no momento da inscrição, autodeclararem-se pretos, pardos ou indígenas, correspondente ao somatório da população de pretos, pardos e indígenas do estado de Pernambuco;
— 0,87% (zero vírgula oitenta e sete por cento) para os candidatos que, no momento da inscrição,
autodeclararem-se quilombolas, correspondente ao percentual na população do estado de Pernambuco; e
— 9,86% (nove vírgula oitenta e seis por cento) para os candidatos que, no momento da inscrição, autodeclararem-se pessoas com deficiência, correspondente ao somatório das pessoas com deficiência na população do estado de Pernambuco.

Aferição das condições autodeclaradas (pretos, pardos, indígenas e quilombolas)

Os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas que concorrerem na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 2012, deverão participar do procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras (direcionado aos candidatos pretos e pardos) e de aferição da condição de indígena ou quilombola autodeclarada (para os candidatos indígenas ou quilombolas), observado o cronograma disposto no Anexo A do Edital.

O procedimento de aferição da condição autodeclarada ocorrerá de forma não presencial, com o envio do conteúdo através do site https://portal.ifpe.edu.br/ingresso/estude-no-ifpe/sisu/sisu-2024/

Classificação, chamada regular e lista de espera

Os/as candidatos/as serão classificados/as na ordem decrescente das notas na opção de vaga para a qual se inscreveram, observado o limite de vagas disponíveis, por local de oferta, curso e turno, bem como a modalidade de concorrência.

Em caso de empate de notas, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) maior nota na redação;
b) maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
c) maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
d) maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
e) maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O Sisu 2024 no IFPE será constituído de uma única Chamada Regular, que tomará como referência o número total de vagas oferecidas em cada campus, curso, turno e modalidade de concorrência. O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 30 de janeiro.

As vagas que não forem ocupadas ao final da Chamada Regular serão preenchidas por uma lista de espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada. Para participar dessa lista de espera, o/a candidato/a deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no site acessounico.mec.gov.br/sisu, de 31 de janeiro a 7 de fevereiro.

Cronograma geral

Inscrições | 22 a 25 de janeiro

Resultado da Chamada Regular | 30 de janeiro

Manifestação de interesse em participar da lista de espera | 31 de janeiro a 7 de fevereiro

Para mais informações, clique AQUI para acessar o edital completo.