Notícias
DGPE recomenda curso on-line de Libras e outros cursos gratuitos
Os servidores podem se inscrever a qualquer momento e iniciar o curso imediatamente
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGPE) do IFPE, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida (DDQV), comunica aos servidores e servidoras do Instituto que se encontra disponível, de forma gratuita, o curso Introdução à Libras, da plataforma de cursos on-line Escola Virtual.Gov (EV.G), com emissão sem custos do certificado. O curso, cuja certificadora é a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tem carga horária de 60 horas. Os servidores podem se inscrever a qualquer momento e iniciar o curso imediatamente, cuja inscrição é feita neste link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11.
A DGPE reforça a divulgação do curso com intuito de atender ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que, em seu art. 26, §1º, estabelece que “[…] as instituições de que trata o caput deverão dispor de, no mínimo, cinco por cento de servidores, funcionários ou empregados com capacitação básica em Libras”. Por isso, é necessário que o IFPE alcance, com a maior brevidade possível, o percentual de servidores capacitados em Libras como determina a norma infralegal.
O DDQV recomenda ainda, considerando o momento de pandemia e distanciamento social, outras plataformas que disponibilizam cursos gratuitos on-line, como:
- Fundação Bradesco: https://www.ev.org.br/cursos
- Senado Federal/ Instituto Legislativo Brasileiro: https://saberes.senado.leg.br/
- Câmara dos Deputados: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/cursos
- ENAP: https://www.enap.gov.br/pt/noticias/quarentena-156-cursos-online-e-gratuitos-da-ev-g-para-fazer-em-casa
- Fundação Joaquim Nabuco:https://www.fundaj.gov.br/index.php/eipp/248-difor/nossos-cursos
- Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/todosportodos
A DGPE destaca que todas as capacitações realizadas pelos servidores do IFPE devem constar no Plano de Desenvolvimento de Pessoal/20, instituído através do Decreto 9991/2019. Caso os servidores forem realizar cursos que não constam no PDP, a inclusão poderá ser realizada, mediante contato com sua CGPE.