Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE lança Processo de Ingresso 2023.1 com 5360 vagas para novos estudantes

Notícias

IFPE lança Processo de Ingresso 2023.1 com 5360 vagas para novos estudantes

Inscrições gratuitas podem ser feitas até 01/11. Vagas são em 16 campi e em 5 polos EaD
por publicado: 06/10/2022 12h12 última modificação: 18/10/2022 16h50

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quinta-feira (06), o edital do Processo de Ingresso 2023.1 para novos estudantes. São ofertadas 5360 vagas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja, nos 16 campi e em 5 polos de Educação a Distância (EaD). Todas as etapas serão realizadas pela Internet, e a seleção dos novos estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido. Não será cobrada taxa de inscrição.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (10) e seguem até o dia 1º de novembro, através do site ingresso.ifpe.edu.br, onde também já está disponível o edital. Um dos destaques desta edição do processo seletivo é a abertura de 13 novos cursos, que passam a ser ofertados nas unidades de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista e Pesqueira. Com isso, o IFPE oferece 729 vagas a mais do que o a seleção do primeiro semestre de 2022.

Vagas - Do total de vagas oferecidas, 2195 são em cursos técnicos na modalidade Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio); 1925 são em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental); 1205 em cursos superiores; e 35 em curso de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos). Ao todo são 5165 vagas ofertadas em cursos presenciais e 195 na modalidade EaD.

Cotas - O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Para os candidatos que concorrem às vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de qualificação profissional na modalidade Proeja, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar a análise do desempenho escolar (através do histórico escolar) ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem.

A seleção dos candidatos às vagas nos cursos superiores será por meio da Nota Geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida em uma das cinco últimas edições do exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021).

Avaliação Específica em Música (AEM) - Para candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros), haverá ainda uma etapa adicional de performance. A avaliação será realizada de forma remota, por meio do envio de vídeo.

As peças para Performance Instrumental (Campus Barreiros) e para Performance Instrumental/Vocal (Campus Belo Jardim) já estão disponíveis no site ingresso.ifpe.edu.br. Os candidatos terão que enviar o link para a gravação do material no período de 3 de novembro de 2022 a 9 de novembro de 2022. Todos os procedimentos e detalhes técnicos para a gravação do material estão descritos no edital. A divulgação da lista preliminar da AEM está prevista para o dia 17 de novembro.

Retificação das inscrições - A publicação da Lista Preliminar das Inscrições será no dia 09 de novembro, no site ingresso.ifpe.edu.br. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão visualizar os motivos do indeferimento, retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será de 10 a 11 de novembro, pelo site ingresso.ifpe.edu.br. A Lista Final de Inscrições será publicada no dia 22 de novembro.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena - Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição deferida deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena ocorrerá de forma não presencial, no período de 23 de novembro a 5 de dezembro de 2022, através da utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

A Lista Preliminar da heteroidentificação (direcionada aos candidatos pretos e pardos) e da aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas) será publicada no site ingresso.ifpe.edu.br no dia 12 de dezembro de 2022. Todas as instruções para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração e de aferição da condição de indígena autodeclarada, que será divulgada em 7 de novembro.

Resultados - A lista preliminar de Classificação do Processo de Ingresso será publicada no dia 23 de novembro, no site ingresso.ifpe.edu.br. Os candidatos poderão apresentar recursos, on-line, no dia 24, no horário das 8h às 17h, no mesmo site. A lista de Classificação está prevista para o dia 2 de dezembro.

A Relação dos Aprovados e a Convocação para a Matrícula serão publicadas somente após a finalização dos procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena, no dia 20 de dezembro.

Canal Tira-Dúvidas - Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também serão realizados atendimentos presenciais nos campi, em dias e horários específicos, bem como atendimento por telefone. Os contatos e horários estão disponíveis no edital.

CRONOGRAMA
Inscrições: 10/10 a 01/11 pelo site ingresso.ifpe.edu.br
Envio do vídeo para Avaliação Específica em Música (AEM): 3/11 a 9/11
Divulgação das instruções para o procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena:07/11
Lista Preliminar de Inscrições: 09/11
Retificação de Inscrição: 10/11 a 11/11
Lista Preliminar de Classificação: 23/11
Lista de Classificação após os recursos: 2/12
Envio do conteúdo para o procedimento de Aferição da condição de indígena: 23/11 a 05/12
Relação dos Aprovados na Chamada Regular - Convocação para Matrícula: 20/12
Matrículas obrigatórias: Janeiro/2023