Notícias
IFPE lança programa de bolsas para projetos de extensão tecnológica
Submissão de propostas deverá ser feita até o dia 28 de julho
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), lançou nesta terça-feira (08), o Edital de Projetos e Bolsas para Extensão Tecnológica (EPEX-ET), que tem o objetivo de estimular a criação de projetos de extensão com foco no desenvolvimento, no aperfeiçoamento, na difusão de soluções tecnológicas e na sua disponibilização à sociedade e ao mercado.
O novo programa está alinhado com a Política de Extensão do IFPE e vem fornecer recursos para iniciativas inovadoras e eficazes, contribuindo para a formação integral dos discentes ao incentivar o aprimoramento de conhecimentos e o domínio sobre tecnologias determinantes para a competitividade, sobretudo quando associadas às potencialidades locais.
São considerados projetos de extensão tecnológica aqueles que visam promover a democratização do acesso à tecnologia e inovação, ao criar oportunidades às empresas, pessoas e instituições dos diversos setores econômicos, sociais, culturais e educacionais que estejam à margem desses processos.
Submissão – A submissão de propostas deverá ser feita até o dia 28 de julho, por formulário eletrônico disponível aqui, de acordo com orientações descritas no edital.
O projeto deverá ser submetido por servidor/a docente ou técnico-administrativo com nível superior, ativo, vinculado ao IFPE e responsável pelo plano de trabalho. Cada servidor/a pode coordenar apenas uma proposta, sendo permitida a inclusão de colaboradores/as. A proposta deve envolver ao menos uma instituição parceira do arranjo produtivo local do campus da proposta e envolver o desenvolvimento de ao menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada projeto poderá submeter até cinco planos de atividades, sendo até três para estudante bolsista e até dois para estudante voluntário/a.
O projeto deverá ser desenvolvido em duas fases:
• Fase 1: curso de imersão em tecnologia demandada pela instituição parceira, e que será utilizada para o desenvolvimento da fase 2 com duração mínima de um mês e carga horária mínima de 20h;
• Fase 2: execução das atividades práticas de extensão a serem desenvolvidas pelos alunos bolsistas, sob coordenação do coordenador e acompanhada pela instituição parceira, com duração de três meses.
É elegível para receber bolsa de extensão o/a estudante de qualquer curso de nível médio, técnico e superior, matriculado/a regularmente. Cada projeto será contemplado com até três bolsas, desde que seja duas de nível superior e uma de nível médio; ou uma de nível superior e duas de nível médio; ou três de nível médio. O valor será de R$ 700 para os cursos de nível superior; e de R$ 500 para os cursos técnicos.
>> Acesse os anexos:
ANEXO I-Modelo de projeto e Planos de trabalho
ANEXO III – Cadastro de estudante bolsista e voluntário
ANEXO IV – Critérios para Análise do Projeto
ANEXO VI – Frequência do estudante