IFPE publica relação de aprovados/as e convocação para matrícula

Também foi publicado o Edital de Matrícula de aprovados/as no Processo de Ingresso 2023.1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta terça-feira (20), a relação dos aprovados na chamada regular do Processo de Ingresso 2023.1, a convocação para as matrículas e as listas finais de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena. As listas estão disponíveis no site ingresso.ifpe.edu.br.

Também foi publicado o Edital de Matrícula. O documento apresenta todos os procedimentos de matrícula para os candidatos e as candidatas aprovadas no Processo de Ingresso 2023.1.

As matrículas obrigatórias acontecerão a partir do dia 3 de janeiro de 2023, de acordo com os cronogramas das modalidades de matrículas dos campi ou polos de Educação à Distância (EaD). Haverá duas modalidades de matrículas:

• a) on-line (para todos os 16 campi do IFPE);
  • b) presencial (exclusivamente para os polos EaD).

O cronograma completo das etapas de matrícula pode ser acessado no anexo G do edital.

Como serão realizadas as matrículas on-line?
As matrículas on-line acontecerão no período de 3 a 10 de janeiro de 2023, através do site ingresso.ifpe.edu.br. Neste site, o/a candidato/a deverá anexar e enviar toda documentação listada no item 5 do Edital de Matrícula, e, no caso de cotistas, também a documentação elencada no item 6 do edital.

>> Confira o Edital de Matrícula

O/A candidato/a aprovado/a deverá dispor de toda a sua documentação completa, legível, em versão digital ou digitalizada, com o máximo de 25 MB e no formato PDF, JPG ou JPEG.

Como serão as matrículas presenciais? (SOMENTE PARA CURSOS EaD)
No prazo de 5 a 7 de janeiro, o/a candidato/a aprovado/a deverá comparecer ao polo EaD ao qual o curso pretendido está vinculado, munido/a da documentação listada no item 5 e, se for cotista, também a documentação do item 6 do Edital de Matrícula.

O/a candidato/a deverá ter atenção ao horário de atendimento do polo (anexo H do edital).

Resultados e recursos
A divulgação do resultado preliminar das matrículas está prevista para o dia 13 de janeiro. Os/as candidatos/as (das modalidades de matrícula on-line e presencial) poderão apresentar recursos das 6h do dia 16 até as 20h do dia 17 de janeiro, somente através do sistema ingresso.ifpe.edu.br.

O resultado final das matrículas da chamada regular está previsto para o dia 18 do mesmo mês. O/A candidato/a será considerado como efetivamente matriculado quando sua situação constar como “EFETIVADO” na publicação do resultado final das matrículas.

Reclassificações
As vagas decorrentes do não comparecimento de candidatos/as classificados/as à matrícula, do não envio da documentação de forma on-line ou do não atendimento às exigências referentes a essas vagas serão preenchidas, de imediato, através de reclassificações. As reclassificações seguirão a ordem decrescente da Média Final obtida pelo/a candidato/a na opção de sua preferência, e serão publicadas nas datas que estão no cronograma do anexo G do edital.

Uma mudança importante é que a 4º e última reclassificação será na forma de uma convocação geral. Os candidatos e candidatas classificados (as) dentro das vagas e todos aqueles que estiverem com o status “Apto(a) para solicitar matrícula”, ou seja, em situação remanejável (fora do número de vagas), poderão submeter as documentações para matrícula. Caso algum(a) candidato(a) que estiver dentro das vagas não tenha a matrícula efetivada, serão analisadas as documentações enviadas, em ordem decrescente de classificação até o preenchimento da(s) vaga(as).

Contatos
Em caso de dúvidas, os/as candidatos poderão entrar em contato com o campus ou polo EaD que oferta o curso de sua escolha. Os contatos para informações sobre matrículas estão disponíveis no anexo H do Edital de Matrícula.