IFPE seleciona projetos de iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0

Os campi do Instituto podem submeter seus projetos até 20 de agosto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quarta (05), a Seleção Interna de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão, para composição de proposta institucional do IFPE a ser submetida ao Edital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES nº 03/2020 – Apoio à Iniciação Tecnológica, com foco na Economia 4.0.

O objetivo da seleção é classificar até 8 (oito) projetos de Iniciação Tecnológica, com foco nas tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da Economia 4.0, a exemplo de programação de software e aplicativos, realidade virtual e realidade aumentada, prototipagem de soluções tecnológicas, internet das coisas, inteligência artificial e robótica; e voltados à formação de, pelo menos, 160 (cento e sessenta) estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas de ensino, além desses projetos também serem enviados ao certame nacional.

Serão aceitos mais de um projeto por Campus do IFPE, desde que os membros da equipe sejam distintos e haja anuência da Direção Geral. O período de submissão dos projetos é de 05 a 20/08/2020 (Até às 23h59), e deve ser feita pelo coordenador do projeto, de acordo com instruções contidas no edital. A equipe executora do projeto deverá ser constituída, minimamente, pelo coordenador, um multiplicador, um monitor e 1 um instrutor.

Cada projeto selecionado na Chamada IFES nº 03/2020 será contemplado com recursos financeiros, que devem ser destinados à cobertura de despesas com infraestrutura (R$ 53.666,67) e recursos humanos (R$ 70.000,00 em bolsas) voltados à execução das atividades de Iniciação Tecnológica.

Os campi do IFPE, cujos projetos forem selecionados, devem estabelecer parcerias com secretarias de educação estaduais e/ou municipais para a execução dos projetos, sob orientação jurídica da Procuradoria Federal e atendendo às normativas institucionais.

Para saber mais sobre a seleção interna, acesse o edital e confira os anexos: