Internacionalização do IFPE em diálogo com o Sul Global

Missão internacional do IFPE em parceria com o IFRN realiza atividades em Moçambique

A última semana de novembro foi marcada por atividades intensas da delegação dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Rio Grande do Norte (IFRN) em missão internacional, desta vez, na cidade de Maputo, Moçambique. Durante a semana, foram realizadas reuniões com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), a Embaixada do Brasil em Maputo e a Secretaria de Estado do Ensino Técnico e Profissional (SEETP)

Ampliação de parcerias com o Sul Global – Em alinhamento com o plano estratégico de internacionalização do IFPE, a missão ao continente africano viabilizou a apresentação de propostas de projetos de servidores previamente encaminhados ao Departamento de Relações Internacionais, via consulta pública realizada pelos Assessores de Relações Internacionais (ARI) dos campi.

O diálogo com as diversas instituições permitiu ao IFPE iniciar as tratativas de formalização de acordo de cooperação internacional refletindo a política de gestão das relações internacionais para a parceria Sul-Sul. “Momento importante para o IFPE, de ampliação da cooperação com vistas ao fortalecimento dos laços entre os países e em busca da transformação social através da educação, do intercâmbio da ciência, da tecnologia e da ação social”, avalia a chefe do Departamento de Relações Internacionais, Prof. Carol Bello.

Cooperação, colaboração, parcerias e interlocuções – Também integrou a missão internacional África 2023 (África do Sul e Moçambique) a delegação do IFRN composta pelo Reitor do IFRN, Prof. José Arnóbio Araújo Filho, o Assessor de extensão e relações internacionais, Prof. Samuel Lima, o Assessor de Mobilidade Internacional, Prof. Bruno Lima, o Diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Tarso Latorraca, e o Coordenador de Sistemas da Informação, Lucas Pereira.

“Foi uma experiência incrível caminhar ao lado da delegação do IFRN. Fui muito bem acolhida pelo grupo. O Prof. Arnóbio foi muito generoso em ampliar o convite para outros IFs, contribuindo para minha participação na missão desde os primeiros momentos. Agora, as relações internacionais do IFRN e do IFPE poderão compartilhar grandes aprendizagens com os pares no Fórum de Relações Internacionais do CONIF”.

Interlocução internacional em Moçambique –  Desde o início do planejamento da missão, a delegação contou com a colaboração do ex-Reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC) e coordenador das atividades do projeto binacional “Caminhos do Algodão: Centro de Inovação do Algodão de Moçambique (CIAM)”, de implementação  um centro de formação profissional em Moçambique, Francisco Sobral.  Ele articulou reuniões e realizou as interlocuções entre o IFRN e importantes representações de Moçambique, em Maputo.