Propesq IFPE divulga seleção para PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI 2024-2025

O resultado final do certame está previsto para o dia 30 de julho.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE (Propesq) divulgou, nesta sexta-feira (24), o Edital REI/IFPE Nº 12, de 24 de maio de 2024 (autorizado pela Portaria REI/IFPE Nº 190/2024) referente aos Programas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Técnico), Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIBITI Técnico), para seleção de propostas de pesquisa (Planos de Atividades) a serem desenvolvidas por estudantes dos cursos superiores e técnicos, presenciais e a distância, como bolsistas ou voluntários, durante o período 2024-2025.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo pesquisador(a)/orientador(a), de forma on-line (acesse aqui), no período de 24 de maio até às 23h59 do dia 21 de junho de 2024. Para ser considerado elegível como pesquisador(a)-orientador(a), é preciso ser docente do quadro de pessoal permanente do IFPE e atender aos critérios descritos no edital.

O Plano de Atividades deverá conter todos os elementos necessários para a sua análise e estar em consonância com o Projeto de Pesquisa do pesquisador(a)/orientador(a) cadastrado na Propesq, deixando claro que o primeiro é parte integrante do segundo. Cada plano deverá ser direcionado à execução por apenas um estudante, a ser posteriormente indicado. Em caso de haver mais de uma submissão por docente, este deverá fazê-lo de forma individual de acordo com o descrito no edital, não podendo haver juntada de duas ou mais submissões.

Com o objetivo de promover a equidade entre homens e mulheres na ciência, tecnologia e inovação, a Propesq destaca o critério especial para as pesquisadoras que, durante os últimos cinco anos, passaram por nascimento ou adoção de filhos. Nesses casos, a janela temporal de avaliação dos currículos das pesquisadoras será ampliada em dois anos para cada gestação ou adoção no período, ou seja, serão também consideradas publicações, orientações e demais produções intelectuais da pesquisadora em dois anos adicionais anteriores ao período de avaliação, para cada gestação ou adoção no período.

O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 30 de julho. Já o início das atividades de todos os estudantes, bolsistas e voluntários, que serão indicados pelos orientadores ao longo do mês de agosto, será a partir do dia 01 de setembro de 2024.

Confira!

Anexo I – Modelo de plano de atividades