Início do conteúdo

Reitoria lança Plano de Ação para 2021

Comunidade poderá acompanhar execução do Plano a cada trimestre


A Reitoria do IFPE divulgou o planejamento das ações institucionais para 2021. Neste ano, o Plano de Ação foi realizado com metodologia do Geplanes, que permite o acompanhamento em cascata de sua execução, tanto da Reitoria quanto dos campi. O documento, que começou a ser construído em novembro de 2020, leva em conta o cenário de pandemia e o orçamento disponível para o exercício de 2021.

A cada trimestre, serão divulgados os monitoramentos de resultados, possibilitando o acompanhamento da execução do plano por parte da comunidade. É possível acompanhar as iniciativas de todas as áreas da instituição.

A criação de novos cursos de pós-graduação, oferecimento de bolsas e estruturação do setor de inovação, por exemplo, estão entre as metas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Na área de extensão, a ampliação da ofertas de cursos FIC, a implantação do programa Jovens Aprendizes no IFPE  e a criação de empresas juniores em todos os campi com cursos de graduação são alguns dos compromissos firmados.

No plano internacional, algumas metas preveem o fortalecimento das relações com as instituições de ensino da América Latina e do Caribe, além do oferecimento de exames de proficiência em língua inglesa. A conclusão das construções dos campi Cabo, Igarassu, Jaboatão, Palmares e Paulista, além da conclusão do orçamento para a construção do Campus Olinda são pontos elencados no Plano.

“O planejamento é peça fundamental para as estratégias de governança e de gestão.  É instrumento através do qual escolhemos e pavimentamos os caminhos que queremos seguir.  Este ano utilizaremos ferramentas que permitirão que o Plano de Ação esteja presente na rotina diária da gestão, sendo norteador da agenda de trabalho”, enfatiza o reitor do IFPE, José Carlos de Sá. Dentre os principais pontos do plano, ele destaca a revisão de documentos importantes como a Organização Acadêmica Institucional, construção do PDI, informatização de processos e a conclusão de obras.

A construção do plano começou com a área gerencial, depois passou para as finalísticas, que englobam o ensino, a pesquisa e a extensão e, por fim, a área de apoio. “Essa metodologia permitiu que as áreas de apoio, aquelas mais demandadas como comunicação, tecnologia da informação, administração, pessoas, assistência estudantil e obras, pudessem se planejar mediante as necessidades apresentadas pelas áreas gerenciais e finalísticas e entre si pelas de apoio”, explica a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade.

O Plano de Ação também levou em conta os aprendizados decorrentes de 2020, marcado pelo cenário de pandemia. Nesse ano, foi elaborado um plano de contingência que, além de contribuir para o enfretamento ao COVID e para o acompanhamento do funcionamento da instituição, possibilitou o aprimoramento de ferramentas de planejamento, reduzindo o impacto causado pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Confira o Plano de Ação 2021 – Reitoria IFPE

Fim do conteúdo