Últimos dias de inscrição para Processo de Ingresso 2024.2

Inscrições gratuitas vão até esta quinta-feira (15). IFPE oferece 2.086 vagas em cursos técnicos e superiores

As inscrições para o Processo de Ingresso 2024.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) vão até esta quinta-feira (15). Neste edital, a seleção acontece via análise de desempenho para todos os campi e modalidades de ensino. Todas as etapas do processo para as 2.086 vagas, distribuídas em 14 campi da instituição, serão realizadas pelo site ingresso.ifpe.edu.br, de maneira gratuita.

Vagas – Do total de vagas oferecidas, 327 são para cursos superiores; 1.479 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – para quem já possui Ensino Médio e outras 280 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio. Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas, indígenas e quilombolas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Todas as etapas serão realizadas pela Internet, e a seleção dos/as novos/as estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido. Não será cobrada taxa de inscrição.

Envio de documentos para inscrição – Durante o processo de inscrição, o/a candidato/a deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Candidatos/as aos cursos superiores devem enviar as notas do ENEM, anexando o Resultado do Enem (Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do/a candidato/a, a edição do ENEM, número de inscrição, CPF, e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O/a candidato/a deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Já para as modalidades Integrado ao Ensino Médio e Subsequente, cuja seleção será via análise do histórico escolar, deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do/a candidato/a, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola.

Retificação de inscrições – Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 19 de agosto. Nessa ocasião, os/as candidatos/as terão a oportunidade de verificar sua situação específica. Os/as que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento e no período de 16 a 22 de agosto, terão a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 23 de agosto, acompanhado da Lista Preliminar da aferição da condição autodeclarada.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena ou quilombola – A novidade do Processo de Ingresso 2024.2 é que agora a etapa de heteroidentificação acontece antes da certificação preliminar. Os/as candidatos/as que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas e que tiverem a inscrição confirmada deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena ou quilombola autodeclarada. O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena ou quilombola ocorrerá de forma não presencial, no período das 0h do dia 16 até as 23h59 do dia 22 de agosto, através do envio do conteúdo de aferição para o WhatsApp: (81) 98944-5812.

Listão – A divulgação da relação de aprovados/as está prevista para o dia 2 de setembro, após a análise de recursos interpostos ao resultado preliminar. Quem for aprovado/a deverá realizar matrícula a partir do dia 3 de setembro, de acordo com o cronograma de cada campus. As datas da matrícula e as do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido e constarão no edital de matrícula.

Esclarecimento de dúvidas – Para esclarecer dúvidas, o IFPE disponibiliza um canal virtual tira-dúvidas, por meio do site https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ que ficará ativo durante todo o período do processo.

Site oficial do Processo de Ingresso 2024.2: ingresso.ifpe.edu.br