IFPE oferecerá curso pelo programa Escola da Terra

De setembro de 2023 a maio de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ofertará, pela primeira vez, um curso de aperfeiçoamento pelo programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 160 vagas para docentes que atuam em escolas campesinas do Grande Recife, Zona da Mata e Sertão do Pajeú. As aulas acontecerão em…

Ao todo, serão 160 vagas para docentes que atuam em escolas campesinas do Grande Recife, Zona da Mata e Sertão do Pajeú. As aulas acontecerão em três campi do IFPE: Igarassu, Barreiros e Afogados da Ingazeira. O encerramento será no Seminário de Agroecologia e Educação do Campo do IFPE. A seleção dos/as professores/as ficará a cargo das 26 prefeituras envolvidas na ação.

“O diálogo com os municípios é a base de todas essas iniciativas. No dia 18 de agosto houve uma reunião no Campus Barreiros com cidades da Zona da Mata e no dia 28 do mesmo mês será a vez dos representantes do Sertão do Pajeú se reunirem no Campus Afogados da Ingazeira. Essas reuniões tem o objetivo de dialogar com as secretarias municipais de educação para deixar tudo pronto para o início das aulas, que acontece no dia 22 de setembro (para os estudantes do Grande Recife e da Zona da Mata) com uma aula magna ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto e no dia seguinte para os estudantes do Sertão do Pajéu que terão a professora Celi Taffarel ministrando a sua primeira aula”, explica o Coordenador de Extensão com os Povos do Campo do IFPE, André Gonçalves.

A iniciativa conta com investimentos de mais de R$ 270 mil, que estão sendo geridos pelo IFPE-Campus Afogados da Ingazeira, em conjunto com a coordenação do programa  Escola da Terra.