Início do conteúdo

Equipes multiprofissionais do Pronasci Juventude recebem capacitação sobre gênero e diversidade

Debate orienta profissionais que atuarão com jovens em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada no Recife e no Cabo


As equipes multiprofissionais que integram o Pronasci Juventude Pernambuco participaram de mais uma etapa de formação voltada para aprofundar discussões sobre gênero, diversidade e direitos humanos. A atividade, realizada na última segunda-feira (25), a reuniu profissionais de áreas como serviço social, psicologia, pedagogia, direito e redução de danos, que atuarão diretamente com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no Recife e no Cabo de Santo Agostinho.

O encontro foi conduzido pela técnica pedagógica da Secretaria de Educação de Pernambuco, Dayanna Louise Leandro dos Santos. Ela destacou a importância do debate de gênero e sexualidade, como um convite à democratização do acesso e permanência de experiências educativas em relação a corpos que historicamente tiveram o direito social negado pelo próprio Estado. Para ela, essa é uma política que vai além da reparação e que convida a população brasileira a sustentar novos espelhos para sujeitos que muitas vezes são lançados nas valas dos cemitérios ou no sistema prisional. Segundo Dayanna, trata-se de um convite para a construção de um processo de educação ancorado nos direitos humanos e no fortalecimento do sistema democrático de direitos, algo fundamental para a sociedade brasileira.

A técnica pedagógica acrescentou que, ao desenvolver essa política pública, é essencial que as equipes estejam abertas a aprender com a própria população atendida, que carrega saberes e práticas muitas vezes distantes daquilo que é canonizado pela educação formal. Ela explicou que abrir-se para essas experiências e trajetórias é fundamental, pois esses conhecimentos foram durante muito tempo marginalizados, mas são cruciais para compreender a educação como um espaço de celebração da diferença.

Para quem participou da formação, o momento foi de aprendizado e de preparo para a realidade que será encontrada nos territórios. Jair Roberto, que atua como apoio no projeto, ressaltou a importância de compreender melhor o público atendido ao afirmar que a formação faz com que a equipe enxergue mais e melhor o espaço de trabalho, inclusive as pessoas que serão atendidas e priorizadas no momento das conversas. A pedagoga Regina Fonte Marçal destacou que a atividade trouxe muitos insights e novas perspectivas a partir do lugar de fala dos sujeitos que serão acompanhados. Ela afirmou que mesmo sendo pesquisadora e feminista e já estudando temas como maternidade, a formação trouxe outros olhares e interseccionalidades que fortalecem os profissionais no campo para garantir uma política de qualidade.

As capacitações representam um passo fundamental para que as equipes desenvolvam um trabalho sensível, crítico e transformador junto às comunidades. Além de oferecer ferramentas teóricas, os encontros fortalecem a prática cotidiana nos territórios, onde será necessário unir escuta, acolhimento e construção de vínculos para que os jovens se reconheçam como sujeitos de direitos.

O programa em Pernambuco –  O Pronasci Juventude é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Pernambuco, a execução está a cargo do IFPE, com a meta de atender 500 adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade, nos bairros do Cordeiro, Ibura e Joana Bezerra, no Recife, e em Ponte dos Carvalhos e Gaibú, no Cabo de Santo Agostinho.

O programa busca reduzir a violência letal contra jovens, especialmente em contextos marcados pelo racismo estrutural e pelo tráfico de drogas. Suas ações envolvem proteção social, elevação da escolaridade e formação profissional, alinhadas aos princípios do desenvolvimento humano sustentável.

 

Capacitação de equipes multiprofissionais marca início do Pronasci Juventude em Pernambuco

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo