Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Aberta chamada interna para seleção de projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada

Projetos podem ser submetidos até o dia 11/05. Chamada é para adesão ao Edital Nacional do IFES
por publicado: 22/04/2021 18h24 última modificação: 27/04/2021 16h23

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPE lançou, nesta quinta (22), a Chamada Interna de Adesão ao Edital 01/2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), para a seleção de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas, associados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A chamada é aberta a todos os campi e Educação a Distância (EaD) do IFPE.

As equipes executoras dos projetos poderão ser constituídas pelos seguintes integrantes bolsistas: coordenador, extensionista, colaborador externo e monitores. A inscrição dos projetos é feita pelos coordenadores, de forma virtual, até o dia 11 de maio.

Serão selecionados até cinco projetos dos campi/EaD do Instituto, que serão submetidos em uma proposta institucional do IFPE para o processo seletivo do Edital Nacional do IFES. Os projetos aprovados no Edital Nacional serão contemplados com bolsas aos integrantes e recursos financeiros que serão aplicados em infraestrutura e recursos humanos voltados à execução das atividades de iniciação tecnológica.

Cada projeto deverá prever o atendimento a, no mínimo, 280 beneficiários, que deverão ser necessariamente estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto. Estudantes do IFPE não serão contados como beneficiários. A participação dos beneficiários deverá ter como objetivo a sua iniciação tecnológica, que consiste na sua capacitação teórico-prática, observando o seu perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais, de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos aplicados para soluções de problemas práticos utilizando as competências desenvolvidas, em especial a programação.

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para esses estudantes, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, softwares e kits de robótica, devendo manifestar a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, entre outros pontos.

Os projetos poderão contemplar equipes com integrantes de diferentes campi do IFPE, de forma a ampliar a abrangência, e desde que a atuação dos bolsistas esteja adequada à metodologia definida no projeto. O processo de seleção será composto por duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos, que seguirão critérios e especificações descritas no edital.

Caso haja dúvidas, os proponentes podem enviar um e-mail para: dext@reitoria.ifpe.edu.br, até o dia 10 de maio.

Confira aqui:

> Edital da chamada interna retificado

> Edital Nacional 01/2021 (IFES)

> Manual para a submissão de propostas ao Edital 01/2021

> Link para inscrição

> ANEXO I – MODELO DE PROJETO

> ANEXO II - TERMO DE ANUÊNCIA DOS DIRETORES-GERAIS DOS CAMPI DO IFPE PARTICIPANTES DO PROJETO

> ANEXO III – CARTA DE INTENÇÕES