Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Aberta chamada interna para seleção de projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada

Notícias

Aberta chamada interna para seleção de projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada

Projetos podem ser submetidos até o dia 11/05. Chamada é para adesão ao Edital Nacional do IFES
por publicado: 22/04/2021 18h24 última modificação: 27/04/2021 16h23

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPE lançou, nesta quinta (22), a Chamada Interna de Adesão ao Edital 01/2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), para a seleção de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas, associados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A chamada é aberta a todos os campi e Educação a Distância (EaD) do IFPE.

As equipes executoras dos projetos poderão ser constituídas pelos seguintes integrantes bolsistas: coordenador, extensionista, colaborador externo e monitores. A inscrição dos projetos é feita pelos coordenadores, de forma virtual, até o dia 11 de maio.

Serão selecionados até cinco projetos dos campi/EaD do Instituto, que serão submetidos em uma proposta institucional do IFPE para o processo seletivo do Edital Nacional do IFES. Os projetos aprovados no Edital Nacional serão contemplados com bolsas aos integrantes e recursos financeiros que serão aplicados em infraestrutura e recursos humanos voltados à execução das atividades de iniciação tecnológica.

Cada projeto deverá prever o atendimento a, no mínimo, 280 beneficiários, que deverão ser necessariamente estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto. Estudantes do IFPE não serão contados como beneficiários. A participação dos beneficiários deverá ter como objetivo a sua iniciação tecnológica, que consiste na sua capacitação teórico-prática, observando o seu perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais, de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos aplicados para soluções de problemas práticos utilizando as competências desenvolvidas, em especial a programação.

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para esses estudantes, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, softwares e kits de robótica, devendo manifestar a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, entre outros pontos.

Os projetos poderão contemplar equipes com integrantes de diferentes campi do IFPE, de forma a ampliar a abrangência, e desde que a atuação dos bolsistas esteja adequada à metodologia definida no projeto. O processo de seleção será composto por duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos, que seguirão critérios e especificações descritas no edital.

Caso haja dúvidas, os proponentes podem enviar um e-mail para: dext@reitoria.ifpe.edu.br, até o dia 10 de maio.

Confira aqui: 

> Edital da chamada interna retificado 

> Edital Nacional 01/2021 (IFES) 

> Manual para a submissão de propostas ao Edital 01/2021

> Link para inscrição 

> ANEXO I – MODELO DE PROJETO

> ANEXO II - TERMO DE ANUÊNCIA DOS DIRETORES-GERAIS DOS CAMPI DO IFPE PARTICIPANTES DO PROJETO

> ANEXO III – CARTA DE INTENÇÕES