Início do conteúdo

MEC realizará 3ª edição da Semana Nacional da EPT

Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada no mês de outubro, em Brasília. Instituições poderão fazer a adesão até 15/9


Entre os dias 16 e 22 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) realizará a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), com atividades que visam divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional. Na programação estão previstos seminários, exposição de projetos e pesquisas das instituições de educação profissional e tecnológica, além de oficinas e apresentações culturais.

A Semana tem como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, buscando trazer novas perspectivas a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento. O objetivo é estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. Para 2023, o MEC está ampliando a participação das instituições com o intuito de envolver todos os entes ofertantes, além de estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais da educação.

“O evento é uma oportunidade para coletivamente traçarmos estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora. A educação profissional pode e deve contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades em nosso país”, destacou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira.

As instituições de educação profissional e tecnológica que tiverem interesse em participar poderão fazer a adesão no período de 6 a 15 de setembro, conforme orientações encaminhadas por ofício pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) às redes de ensino.

Integração – Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, a Setec/MEC promoverá a edição de 2023 conjuntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Educação Profissional e Tecnológica – Modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade de preparar os jovens para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Ela abrange cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec  

Fim do conteúdo