Nota | Novos campi para os Institutos Federais em Pernambuco

Na manhã desta terça-feira, 12, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o Ministro da Educação, Camilo Santana, em cerimônia que contou com a presença dos/as Reitores/as da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciou 100 novos campi para os Institutos Federais.

Ao todo, serão investidos R$ 3,9 bilhões, sendo R$ 2,5 bilhões para a construção das novas unidades. A parte restante, R$ 1,4 bilhão, será destinada à consolidação das unidades já existentes, pleito sustentado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) desde a transição de governo. A estimativa do Ministério da Educação é de que 140 mil novas vagas sejam criadas com os novos campi.

Em Pernambuco serão criados campi nos municípios de Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Recife, Araripina, Águas Belas e Bezerros, totalizando um investimento de R$ 150 milhões. Cerca de 8.400 vagas devem ser criadas no estado, sendo aproximadamente 80% voltadas a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) definirão, em diálogo posterior com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), a qual IF cada um dos novos campi ficará vinculado. Todo o processo de implantação das sedes será, também, orientado pelo Ministério.