Início do conteúdo

Avaliação Institucional Interna (CPA)

https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/avaliacao-institucional-interna

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPE foi instituída em 2009 (Portaria nº 896/2008) com o objetivo de conduzir os processos de avaliação interna relacionados aos cursos superiores do Instituto. Com atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados, a CPA tem como atribuição consolidar os mecanismos de informação e avaliação institucional com vistas a possibilitar o diagnóstico dos pontos fortes e frágeis da instituição, além de fomentar análises estratégicas sobre a gestão acadêmica e administrativa.

Mais do que  avaliar as políticas institucionais, a avaliação interna constitui-se num mecanismo incentivador da revisão de práticas, projetos acadêmicos e formas de gestão a partir da observação, do acompanhamento e da interpretação sistemática dos dados colhidos. O processo de avaliação também é capaz de promover o diálogo entre a gestão, a comunidade acadêmica e a sociedade civil de modo a aprimorar a oferta de educação superior no Instituto, orientar suas formas de expansão e ampliar sua efetividade e eficácia acadêmica e social.

Como funciona

O trabalho de avaliação interna inclui atividades como as “Rodas de Conversas”, o “Dia da Avaliação”, a Avaliação in Loco e a Análise de Sistema. As ações são desenvolvidas a partir da aplicação do questionário de avaliação (“Dia da Avaliação”) pela CPA setorial de cada Campus junto com os coordenadores dos cursos, concomitante a avaliadores designados pela CPA Sistêmica, para avaliar a infraestrutura dos cursos superiores e conduzir e mediar as Rodas de Conversas nos Campi.

Essas avaliações  são validadas pela comunidade acadêmica no momento de sua aplicação, posteriormente,  convalidada pelos membros da CPA sistêmica, por meio do processo de meta-avaliação, que, ao final, divulga os resultados para toda a comunidade acadêmica.

As informações coletadas e sistematizadas permitem o monitoramento das ações institucionais. Os diagnósticos são encaminhados para a gestão e para a comunidade do IFPE, sendo postado a cada ano ao INEP, por meio do e-MEC, conforme o Art. 11 da Lei nº 10.861/04, de modo a articular a regulação interna à regulação estatal, visando à melhoria da organização institucional e do sistema de educação superior.

CONTATO

Rosa Vasconcelos (DEaD) – Presidente da CPA
E-mail: cpa@reitoria.ifpe.edu.br

DOCUMENTOS

BOLETINS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2019

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo